A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
Resumo
Resumo : A família é a primeira mediadora entre homem e a cultura, ela é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e da construção individual e coletiva. Os acontecimentos e as experiências familiares propiciam a formação de repertórios comportamentais, de ações e resoluções de problemas com significados universais e particulares. A escolha pelo tema deste projeto se deu através da problemática envolvendo a ausência dos pais na escola. Há um consenso na literatura de que o papel do coordenador pedagógico é desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Com a pesquisa nos permitiu concluir, que as vantagens do envolvimento parental na vida escolar dos seus educandos são fundamentais para qualquer um envolvido nesta relação, sejam estes pais, professores, alunos ou comunidade educativa. A escola apresenta-se, agora, como um espaço de troca de experiências significativas resultantes da participação dos docentes, da liderança escolar, da família e da comunidade em que ela se encontra inserida. Através dos resultados estatísticos foi fácil perceber que os pais adquirem uma postura consciente no que diz respeito a sua participação na vida escolar de seu filho. Uma vez que não é suficiente ter apenas a opinião dos pais no que se refere a esta problemática, concluímos que, os alunos que recebem mais apoio por parte da família são aqueles que manifestam um melhor desempenho e aproveitamento escolar.
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- Coordenação Pedagógica [455]