Os enfrentamentos cotidianos no ambiente escolar do professor-pedagogo
Resumo
Resumo : Nesse estudo será apresentada a função do professor-pedagogo na rede
pública de educação no município de Ponta Grossa/PR, a partir da referência
que se estabeleceu no edital do concurso público proposto pela Secretaria de
Estado da Educação (SEED), elaborado pela Universidade Estadual de
Londrina e pela Universidade Federal do Paraná, com orientação direta da
Coordenação de apoio a direção e Equipe Pedagógica - CADEP, estrutura que
existiu na Secretaria Estadual de Educação no governo Requião. Para dar
embasamento a pesquisa, os teóricos utilizados como referência foram
Saviani, Libâneo, Vasconcellos e Veiga. A pesquisa de campo envolveu um
grupo de cinco professores de escolas da rede estadual de ensino do município
de Ponta Grossa-PR, onde utilizou-se como instrumento de coleta de dados
um questionário, contendo cinco questões abertas, contextualizando sobre a
função do professor-pedagogo; sobre o que é ser professor-pedagogo; os
afazeres inerentes da sua função; quais as possibilidades reais da função do
professor-pedagogo; as contribuições que um professor-pedagogo pode trazer
para o espaço escolar, e as dificuldades encontradas para desenvolver a
função de professor-pedagogo.
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- Coordenação Pedagógica [455]