Business Intelligence e os fatores de adesão nas empresas de saúde
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Data
2016Autor
Silva, André Francisco Teixeira da
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Resumo : As organizações hospitalares têm utilizado a inteligência de negócios como uns dos mecanismos modernos para aumentar a vantagem competitiva e superar concorrentes, como também uma oportunidade para melhorar sua gestão. A combinação dos dados de aplicações clínicas, financeiras e outras, que são essenciais para os hospitais, obtidos com auxílio de sistemas de inteligência, são uns dos benefícios que podem gerar o ponto de partida para a concepção de gestão adequada e que as estratégias sejam alcançadas. Este trabalho analisa os fatores organizacionais que dificultam a adesão aos softwares de business intelligence por empresas de saúde. Através de uma pesquisa do tipo exploratória, experimental, com utilização de survey, com abordagem quantitativa, utilizando questionário online e presencial, realizada com profissionais do setor de tecnologia de hospitais, procurou-se identificar aspectos envolvidos na implantação e na adesão para os sistemas de business intelligence. Na análise realizada, identificou-se que fator humano e alto custo de software de business intelligence ainda são obstáculos à aderência dessas ferramentas nos hospitais pesquisados.