Alfabetização e letramento em escolas públicas : o importante papel da instituição educativa
Resumo
Resumo : O trabalho que ora se apresenta se propõe a investigar sobre a crença de que as crianças dos meios populares demoram a se alfabetizar ou até mesmo não se alfabetizam em função da precariedade no acesso a materiais escritos e até mesmo com a falta da presença da leitura e da escrita nos ambientes domésticos das crianças de turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. Como metodologia de trabalho foi utilizado instrumento de coleta de dados quantitativos e pesquisa bibliográfica. Foram coletados dados de duas turmas de primeiros anos de uma escola pública de periferia da cidade de Guarapuava, no estado do Paraná. Esses dados coletados, ao contrário da crença inicialmente apresentada, nos levam a afirmar que as crianças conseguem entender o processo de alfabetização e letramento, decodificando e codificando a escrita, mesmo sem muito incentivo e ambiente domiciliar rico para essas atividades em casa. Nesse sentido e para essas crianças a escola tem papel fundamental para o processo de alfabetização e letramento pelo qual as crianças são expostas neste período de anos iniciais do Ensino Fundamental.