Características relevantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a educação integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades sociais
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Data
2016Autor
Leifheit, Adriana Aparecida Rossini
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Resumo : Neste trabalho serão abordados aspectos relativos à educação formal e a não formal, neste caso tratar-se-á sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, de responsabilidade da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social, discorrendo sobre suas características, especificidades, relação e contribuição com a educação escolar formal. Utilizou-se para este estudo a técnica de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e descritivo, pautado em autores os quais discutem os dois modelos educacionais: o formal desenvolvido nos sistemas escolares tradicionais e o não formal desenvolvido nos mais diferentes espaços. Há de se considerar, contudo, que em nenhum momento esta reflexão tem como mérito incitar uma descolarização, mas enfatizar a necessidade de compreender que o modelo tradicional de educação sozinha não tem dado conta de uma educação integral do sujeito. Assim, conhecer e reconhecer outras práticas educativas para além dos espaços escolares, as quais também contribuem para a educação do sujeito que dela participa, torna-se cada vez mais necessário.