Nível de atividade física e frequeência de atividade física estruturada em adolescentes de ambos os sexos : associação com componentes da aptidão física relacionada a saúde
Resumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o nível de atividade física (NAF) e frequência de atividade física estruturada (FAFE) com os componentes da aptidão física relacionada a saúde (ApRS) em adolescentes. A pesquisa contou com uma amostra de 204 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 15 e 17,9 anos de idade, matriculados em uma escola pública do município de São José dos Pinhais, Paraná, Brasil. O nível de atividade física de moderada a vigorosa intensidade (AFMV) e a frequência de atividade física estruturada foram avaliados por um questionário preenchido pelos adolescentes sobre as atividades físicas praticadas na semana subsequente a pesquisa. Os adolescentes foram divididos em dois grupos, ativos e inativos (inativos ? 420 Min/Sem de AFMV). Os componentes da ApRS avaliados foram: aptidão cardiorrespiratória através do teste de Léger; composição corporal pelo cálculo do IMC; aptidão musculoesquelética pelo teste de salto vertical e velocidade no teste de Illinois. Para a comparação entre os sexos foi utilizado o teste "t de student". Uma matriz de correlação entre as variáveis foi utilizada para verificar a interdependências com os componentes da aptidão física e uma regressão linear multivariada verificou que FAFE foi associado com altura de salto vertical (r = 0,24, p< 0,01), potência musculoesquelética (r = 0,27, p< 0,01) e agilidade (r = -0,15, p< 0,01). Adicionalmente verificou-se que ser do sexo feminino e apresentar maiores valores do escores z do IMC estiveram associados com menores níveis de aptidão física. Estratégias para facilitar a frequência de atividades físicas estruturadas em adolescentes se mostram necessárias para a prevenção dos efeitos deletérios que o estilo de vida sedentário pode desencadear na aptidão física e na prática de atividade física ao longo da vida. Palavras-chave: nível de atividade física; frequência de atividade física estruturada; adolescentes; aptidão física. Abstract:The present study had the objective to verify the existence, in adolescents, of significant association between the physical activity level and structured physical activity frequency, like the components of health physical fitness relation. The research used samples of 204 teenagers of both sexes, through the age 15 to 17,9 years old, from the city of São José dos Pinhais, Paraná, Brasil. The level of moderate to vigorous physical activity was evaluated through the questionnaire. The adolescents were divided into two groups: actives and inactive (inactive ? 420 Min/week.). The SPAF corresponded the week quantity of days with physical activity out of the school shift and in a presence of a physical education teacher. The components HPFR evaluated were: Cardiorespiratory fitness in the test of Leger, body composition by the BMI calculation and musculoskeletal fitness through the test of vertical jump and velocity in the Ilinois test. It was used a matrix of correlation between (PAL) and (SPAF) to check your interdependencies with the components of the physical fitness evaluated. It was noticed that SPAF was associated with all components of the physical fitness unless the scores z from the BMI. The SPAF was associated with the high of the vertical jump (r=0,24, p<0,01), musculoskeletal power (r=0,27, p<0,01) and agility (r= -0,15, p<0,01). It also confirmed that the adolescents from the female sex and with the higher scores z from the BMI were the lower levels in all components of the physical fitness. The study shows that it's necessary same strategies to include the participation of the adolescents in SPAF, to prevent degrade effects of the sedentary life style in the components of physical fitness related to health and the physical activity practice throughout life. Key words: physical activity: structure physical activity frequency; adolescents and physical fitness.
Collections
- Dissertações [225]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
Leite, Alvaro Emilio (2013)Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul ... -
A relação entre cultura infantil e saberes da educação física na prática docente com crianças pequenas
Tonietto, Marcos Rafael (2009)Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender como os saberes de professores de Educação Física se relacionam com a cultura Infantil. Os participantes da pesquisa foram professores de Educação Física da Rede ... -
Mobilização para o saber, discurso pedagógico e construção de identidades : uma análise do livro didático público de Educação Física do estado do Paraná
Marangon, Davi (2009)Resumo : Estudo de caso sobre o processo de constituição da mobilização para o saber no discurso pedagógico substancializado no Livro Didático Público de Educação Física destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do ...