Avaliação da aprendizagem na educação infantil : reflexões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010)
Resumo
Resumo : O presente artigo teve como objetivo de estudo a avaliação da aprendizagem na Educação Infatil, baseando-se na análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010). Sendo assim problematizaram-se quais as contribuições das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no que tange a avaliação para primeira etapa da Educação Básica. Como parte dos encaminhamentos metodológicos realizou-se análise das DCNEI (2010) e pesquisa bibliográfica de autores que discutem acerca da temática da avalizçaão na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, identificaram-se alguns distanciamentos entre o que está disposto no documento analisado e as discussões presentes na literatura especializada, tais como: o caráter burocrático que é atribuído à avaliação, a não reflexão da pr'tcia pedagógica que deveria ser realizada após a avaliação e a falta de finalidade e objetivo da avaliação da aprendizagem.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]