Políticas de formação docente na perspectiva da emancipação humana : a partir das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior
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Data
2016Autor
Debiazi, Marcia da Silva Magalhães
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Resumo : O presente texto apresenta reflexões e discussões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e curso de segunda licenciatura) e para a Formação Continuada, de acordo com a Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015, uma vez que esta sinaliza importantes elementos para a política nacional para a formação inicial e continuada dos profissionais docentes. O encaminhamento metodológico se deu por meio de análise documental e revisão bibliográfica, tendo como objetivo refletir e discutir a citada resolução, buscando compreender se ela busca garantir uma formação docente dentro de uma perspectiva emancipadora, ou se apenas busca desenvolver uma formação docente unilateral, visando à manutenção do conhecimento fragmentado. Deste modo, este trabalho se justifica pelo fato de que a formação inicial é de grande relevância para a construção da identidade profissional, uma vez que ela irá subsidiar a construção da emancipação e a autonomia do sujeito.
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- Coordenação Pedagógica [455]