Formação acadêmica e prática profissional do coordenador pedagógico
Resumo
Resumo : O presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre formação acadêmica e o exercício profissional do Pedagogo enquanto coordenador pedagógico. Esta investigação teve como base primeiramente uma pesquisa bibliográfica entre autores que abordam e discutem sobre o tema e documentos oficiais do MEC, que tratam sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Para fazer uma correlação entre teoria e prática, foi realizada uma pesquisa entre os pedagogos concursado do município de Pinhais/PR, que atuam na função de coordenador pedagógico. Foi aplicado um questionário onde a intenção era justamente saber destes Pedagogos o quanto o curso de Pedagogia os habilitou para atuarem como coordenadores. Através do resultado da pesquisa foi possível perceber que a maioria destes profissionais, ao ingressarem no cargo de Pedagogos, tiveram muitas dificuldades, pois consideram que a formação obtida durante o curso de Pedagogia demonstrou possuir uma defasagem entre teoria e prática profissional, principalmente para atuarem como coordenadores pedagógicos.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]