Evasão escolar na educação de jovens e adultos
Resumo
Resumo : Este artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sobre evasão escolar, realizada no CEEBJA Professor Orides Balotin Guerra, em Foz do Iguaçu, Paraná. Tomou-se como base a problemática da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de refletir sobre as causas da evasão nesta modalidade de ensino e identificar estratégias que possam contribuir para diminuir o índices de evasão na referida unidade de ensino. A abordagem metodológica se valeu de revisão de literatura, pesquisa de campo e da análise dos dados pesquisados. Para tanto, valeu-se de aportes teóricos que tratam da temática, bem como de questionário investigativo, obtendo assim os resultados apresentados na forma de gráficos. Abordou-se também o papel da coordenação pedagógica, que no exercício de suas funções pode possibilitar reflexões e encaminhamentos que minimizam alguns dos aspectos negativos relacionados à evasão escolar na EJA. Algumas ações desenvolvidas durante o estudo evidenciaram aspectos positivos, a partir de uma ação conjunta de professores, pedagogos e funcionários da Escola resultou no aumento do número de matrículas, bem como a rematrícula ou retorno de educandos que estavam inclinados a desistir
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- Coordenação Pedagógica [455]