Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
Resumo
Resumo : A pesquisa tem a finalidade de destacar os problemas que comprometem o ensino aprendizagem dos alunos dos 6° anos, e através de motivações e possíveis planos de ações para tentar superar as dificuldades perante os problemas levantados na Instituição de ensino estadual Primavera e assim ajudar no desenvolvimento intelectual e social desses alunos, para que eles possam estar preparados para os próximos anos escolares. Observou-se que a transição do 5° para o 6° ano tem demonstrado algumas falhas que refletem no desenvolvimento ensino aprendizagem dos alunos do 6° ano. A pesquisa iniciou-se com a revisão de literatura e a abordagem na escola estudada, por meio de várias ações que motivaram os alunos do 5° e 6°ano a irem mais confortáveis e seguros para as séries seguintes. O suporte teórico baseou-se principalmente em Cortella (2008), Rios (2011) e Saviani (2000). Foi ofertado um questionário aos alunos e seus responsáveis, professores e funcionários de três instituições escolares que ofertam matrículas para o 5° e 6° ano. A pesquisa concluiu que é possível reduzir as dificuldades dos alunos se for feito um trabalho de conscientização e motivação junto aos professores, alunos e responsáveis, por meio da orientação pedagógica.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]