A mídia como um novo ator das relações internacionais : uma análise da atuação da impresa brasileira, na cobertura do acordo nuclear entre Brasil, Irã e Turquia
Resumo
Resumo : A mídia emerge como ator das Relações Internacionais no contexto multipolar e de fragmentação do poder do cenário pós Guerra Fria. A partir dessa caracterização dos meios de comunicação como agentes modificadores das relações mundiais, torna-se imprescindível um maior debate acerca do jornalismo internacional e da produção de notícias dentro de tal editoria. Nos acontecimentos mundiais, pela distância e pela complexidade de interesses envolvidos, a mídia é, geralmente, a principal fonte de informação da sociedade civil. O objetivo dessa monografia é analisar a participação da imprensa brasileira na construção de uma imagem em âmbito doméstico e internacional dos interesses do país nas suas ações de política externa. A análise de conteúdo da cobertura internacional feita pelas revistas Carta Capital e Veja sobre o acordo nuclear proposto por Brasil, Irã e Turquia em maio de 2010, permitirá uma breve compreensão da produção de jornalismo internacional no país, além da discussão sobre a capacidade de atuação no cenário mundial da mídia nacional
Collections
- Jornalismo [218]