Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que provocam, maximizam ou
minimizam situações de indisciplina em sala de aula. Compreender a partir do
ponto de vista das Pedagogas, que atendem o turno matutino, de
professores(as) e alunos(as) do oitavo ano do ensino fundamental do Colégio
Estadual Professor José Esperança2, em Curitiba como e porque a indisciplina
se manifesta no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada no primeiro
semestre de 2016, através de pesquisa de campo, utilizando questionários com
perguntas abertas e fechadas, em duas turmas de oitavo ano no período
matutino, totalizando 53 (cinquenta e três) alunos(as) participantes, 04 (quatro)
professores(as) e 02 (duas) pedagogas, tendo como objetivo principal verificar
quais os fatores que os mesmos consideram que interferem para que ocorra a
indisciplina em sala de aula. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica
com buscas sobre a temática em sites voltados a discutir a educação e em
livros de autores que tratam do tema, como Aquino, Amado, Garcia Oliveira e
Vasconcelos. As indagações foram realizadas considerando a tríade,
professores, alunos e pedagogas buscando o entendimento se há interferência
de fatores intra e extraescolares, uma análise sobre seu próprio
comportamento, considerando se o mesmo interfere na aprendizagem, se o
comportamento dos alunos altera em função do método de trabalho que o
professor utiliza e por fim sugerir como amenizar tais condições. Os principais
resultados obtidos na pesquisa são de que os alunos se percebem em
condições de disciplinados e também de indisciplinados, entendendo que isto
pode interferir em seu rendimento. Colocam que se sentem motivados, mais
interessados e compreendem melhor os conteúdos disciplinares, quando são
utilizadas metodologias diferenciadas, que é um fator positivo para a disciplina
em sala de aula, pois os alunos ficam mais concentrados, bem como o bom
relacionamento com os docentes facilitam a rotina do dia a dia.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]