O papel do pedagogo nas horas-atividade dos professores
Resumo
Resumo : O estudo focaliza o papel do pedagogo na organização da hora atividade do professor, em compreender a importância da hora-atividade para o trabalho pedagógico do professor de curso técnico, demonstrando a relevância do papel do pedagogo neste espaço; conhecer o significado e a concepção da hora atividade; identificar as ações que o pedagogo realiza nos momentos de hora atividade dos educadores; a forma como interage com o pedagogo neste espaço, importando-se saber quais as condições necessárias ao trabalho do pedagogo e em que medida o papel do pedagogo na organização da hora atividade, contribui com o trabalho dos professores no desenvolvimento da sua prática pedagógica. De acordo com Czekalski, (2008), onde teve sua investigação focada na hora- atividade como espaço de formação continuada aos professores da educação Básica e de acordo com Haddad, (2012 ), onde o foco de sua investigação foi fazer o comparativo do sistema capitalista e a forma do trabalho alienado, em que os professores vivem em sua hora atividade. A pesquisa revela que pedagogo como organizador do processo pedagógico deve trabalhar efetivamente junto ao professor de forma a lhe dar suporte nas dificuldades encontradas ao longo do ano letivo, promovendo espaços de formação continuada com temas pertinentes e relevantes ao seu trabalho pedagógico, levando a compreensão por parte deste professor que, por detrás de sua ação pedagógica, existe um ato político que pode estar contribuindo para a manutenção ou para a transformação da realidade. Por isso, conclui-se que o professor é detentor de seu conhecimento em sua área e que isto não é garantia de que ele tenha clareza das formas adequadas de operar o processo de transmissão do saber, entrando aí o papel do pedagogo com as formas de organização dos conteúdos de modo a torná-los mais claros. É a este profissional que cabe a tarefa de organizar o processo pedagógico de forma a garantir a assimilação dos conhecimentos historicamente sistematizas por parte de todos os alunos.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]