A influência da televisão sobre a criança e sua consequente influência no consumo familiar
Resumo
Resumo : Este trabalho consiste numa investigação acerca das maneiras como uma criança se configura consumidora e sua interferência nos processos decisórios de consumo de toda a família. Essa influência é observada através da relação da criança com a televisão e com as propagandas, e os reflexos derivados em suas atitudes de compra. Para isso, esta pesquisa percorre algumas etapas. Conta-se, primeiramente, com uma pesquisa bilbliográfica sobre o assunto, que desvenda a situação atual da criança no mundo contemporâneo, aspectos psicológicos, suas relações com consumo, televisão e propagandas e questões éticas implicantes. Em seguida, são apresentados três exemplos de propagandas do setor automobilístico (Nissan Frontier e os Pôneis malditos; Corsa Sedan e os Brinquedos; Renault Scénic Kids), com suas respectivas análises, que atingem as crianças como públicoalvo secundário. Por fim, sob a luz da análise de conteúdo, três famílias curitibanas são estudadas através de entrevistas semi-estruturadas, e suas posteriores interpretações, em um estudo de casos. A interpretação das respostas das entrevistas é guiada pelo levantamento teórico anterior
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]