Procedimento para melhoria de armazenagem de materiais : estudo de caso de uma empresa de saneamento
Resumo
Resumo : A CAVO Serviços e Saneamento é a empresa responsável pela coleta do lixo doméstico da cidade de Curitiba, que recentemente teve alterações em sua diretoria, o que permitiu uma análise de seus processos e mudanças em sua gestão. Uma dessas análises ocorreu em seu departamento de Almoxarifado, onde identificou-se uma deficiência nos procedimentos, acarretando baixa acuracidade do estoque pois a entrada e saída de materiais era realizada de maneira ineficiente. O estoque do Almoxarifado tem grande importância para esta empresa, pois armazena peças para reposição da frota de caminhões, Equipamento de Proteção Individual (EPI), materiais de trabalho para os coletores como carrinho, pás, vassouras entre outros, o que representa 40% do investimento em materiais. Neste artigo é possível observar a análise ocorrida no departamento de Almoxarifado que após a reestruturação de procedimentos padrão para a rotina de atividades, como instruções para o correto recebimento de materiais e notas fiscais, além de uma padronização para a armazenagem, apresentou uma acuracidade de estoque de 72%.