dc.contributor.advisor | Alves, Bruno Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
dc.creator | Campos, Raphael Reis Medeiros de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-06T16:36:22Z | |
dc.date.available | 2023-03-06T16:36:22Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52726 | |
dc.description | Orientador: Bruno Oliveira Alves. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Publicidade e Propaganda. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho busca compreender de que forma o seriado americano "Hora de Aventura" desenvolveu seu universo ficcional. O trabalho visa proporcionar uma análise do percurso de evolução do seriado, com foco em sua narrativa, mundo ficcional e personagens - itens estudados através do viés do worldbuilding (construção de universos ficcionais) -, evidenciando o processo a partir do mapeamento dos eventos da série (em especial das primeiras quatro temporadas). Buscou-se, dessa forma, evidenciar as estratégias utilizadas no desenvolvimento do universo do seriado ao longo das temporadas: o desenvolvimento gradual dos enredos e o papel das conexões criadas entre os episódios e as backstories dos personagens e do universo para o aumento da complexidade da série. É possível, com essas descobertas, compreender melhor esse novo modelo narrativo que possui apelo para o público consumidor, e entender algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para a produção de novas obras e para a análise de produtos culturais | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Narrativas - Televisão | pt_BR |
dc.subject | Televisão - Seriados | pt_BR |
dc.title | Oh my glob : narrativa e worldbuilding em Hora de Aventura | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |