A escola e a educação das relações étnico-raciais : as aulas de leitura no espaço da biblioteca
Resumo
Resumo : A pesquisa tem por finalidade analisar como estão sendo encaminhadas as Leis 10639/2003 e 11645/2008, que visam à obrigatoriedade de trabalhar as relações étnico-raciais no espaço escolar. O intuito foi de averiguar o processo de leitura das aulas de literatura na escola de ensino integral fundamental da Rede Municipal de Curitiba. A pesquisa mostra uma análise dos empréstimos, constatando-se fichas de controle de entrada e saída do livro foi possível identificar uma tendência a contos "clássicos". A literatura clássica infanto-juvenil que historicamente sustentou-se em estereótipos, tem apontado uma tendência na educação brasileira. Esses fatores desfavorecem o trabalho a ser realizado pelas definições das leis étnico-raciais. Essas literaturas têm determinado a representação das culturas que compõem a nação brasileira desfavorecendo, sobretudo, culturas indígenas e afro-brasileiras. Por meio de registros do acervo diante das relações de empréstimos de livros na biblioteca foi possível identificar que há uma omissão da escola, sob o aspecto da oferta de obras que compõem as várias culturas da nação brasileira.