Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorGrave, Fernanda Marchioript_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T18:59:20Z
dc.date.available2024-04-19T18:59:20Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52656
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 08/12/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR, cuja linha de pesquisa é Educação Matemática, na temática Interculturalidade e Educação Matemática. Esse estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com duas professoras alfabetizadoras e duas coordenadoras da Tri Fronteira que participaram do Programa Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso de práticas da história oral em sua vertente temática. A pesquisa permite conhecer sobre o programa, sobre a Escola de Educação Básica Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto e a Escuela 604, que se inserem na região da Tri Fronteira e que foram as primeiras escolas no Brasil a implantar o programa. Geograficamente o Município de Barracão/PR, juntamente com os Municípios de Dionísio Cerqueira/ SC e Bernardo de Irigoyen/AR, formam um ponto de 8 divisas secas, dando o título de cidades Trigêmeas, únicas no Mundo.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La presente investigación fue desarrollada en el Programa de Postgrado en Educación en Ciencias y Matemáticas de la Universidad Federal de Paraná - PPGECM / UFPR, cuya línea de investigación es Educación Matemática, en la temática Interculturalidad y Educación Matemática. Este estudio tuvo como propósito constituir fuentes orales a partir de entrevistas con dos profesoras alfabetizadoras y dos coordinadoras de la Tri Frontera que participaron del Programa Escuela Intercultural Bilingüe de Frontera (PEIBF). Se trata de una investigación cualitativa que hace uso de prácticas de la historia oral en su vertiente temática. La investigación permite conocer sobre el programa, sobre la Escuela de Educación Básica Dr. Theodureto Carlos de Faria Souto y la Escuela 604, que se insertan en la región de la Tri Frontera y que fueron las primeras escuelas en Brasil a implantar el programa. Geográficamente el Municipio de Barracão / PR, junto con los Municipios de Dionisio Cerqueira / SC y Bernardo de Irigoyen / AR, forman un punto de 8 divisas secas, dando el título de ciudades Trigêmeas, únicas en el Mundo.pt_BR
dc.format.extent590 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectFronteiraspt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleDois países, três cidades e uma só comunidade : narrativas sobre uma proposta de educação intercultural fronteiriçapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples