Orientação sexual e identidade de gênero de alunos com deficiência intelectual de uma escola na modalidade de educação especial no município de Curitiba, segundo a visão dos seus professores
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Data
2016Autor
Souza, Camila Gomes de (Fisioterapeuta)
Metadata
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Resumo : A presente pesquisa teve como objetivo, identificar as crenças,
conhecimentos e práticas, de professores de uma escola na modalidade de ensino
especial, do município de Curitiba, sobre o tema de identidade de gênero, orientação
sexual e sexualidade, de alunos com algum grau de deficiência intelectual. Como
levantamento dos dados, foi utilizado um questionário, com cinco perguntas, que
reproduziu situações que pudessem ocorrer no ambiente escolar, através do filme
"Vestido Nuevo". Participaram da pesquisa 49 professores, 85,9% do total de
atuantes nesta escola. A partir desta pesquisa, pode-se concluir que este tema ainda
é rodeado de crenças, mitos e valores pessoais, onde os professores demonstram
dificuldades, impondo barreiras para a discussão e implementação de diálogos
sobre este assunto com seus alunos, preferindo assim delegar esta função para
outrem