Corpo, gênero e diversidade : proposta para formação continuada
Resumo
Resumo : O presente artigo buscou compreender os fatores que se constituem entrave para a efetivação de uma proposta curricular e de ensino-aprendizagem, que problematize as questões de gênero, da diversidade sexual e da homofobia no cotidiano escolar. O método pelo qual optei foi o da pesquisa tipo qualitativa. O resultado obtido foi ter possibilitado através do diálogo, a constituição de novos paradigmas e categorias de análises, além de pela primeira vez na história daquela instituição, efetivar uma formação continuada para professores pautada na problematização das questões de gênero e da diversidade sexual. Ao término das atividades concluí que, os docentes, ao contrário do imaginário que circundava, estavam predispostos para o estudo. Pude compreender que o principal obstáculo era mesmo o da ausência de formação e que os demais, desse decorriam. Que a superação de práticas preconceituosas e homofóbicas passam pela construção de fóruns permanentes os quais possibilitam compartilhar saberes e experiências, em contexto que se diz da escola, ser local privilegiado de desenvolvimento de complexas e dinâmicas relações sociais, espaço salutar para o desenvolvimento de ações de enfrentamento das desigualdades e das (in) diferenças que dizem respeito à violência, ao proselitismo, e a discriminação quanto à orientação sexual da população LGBT.