Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorAndretta, Patriciapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:03:32Z
dc.date.available2024-04-19T19:03:32Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52593
dc.descriptionOrientador: Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/08/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 73-74pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar diferentes formas de desenhos infantis, produzidos em situação escolar, como forma de comunicação de ideias e conhecimentos. Estes desenhos foram considerados uma forma de representação que expressa graficamente imitações do real e experiências interiorizadas pela criança ao longo de sua vida escolar. O estudo centraliza-se na contribuição destes registros para o processo de ensino e de aprendizagem de alunos de 4 a 5 anos em uma escola da Rede Municipal de Araucária. Os alunos realizaram diferentes tarefas ao longo do ano de atividades escolares e sua produção escrita, na forma de desenhos, o estudo dos significados destes registros, permite associá-los a manifestações de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present investigation aims to describe and examined different forms of infant records (drawings) produced as a form of communication and transmission of ideas and knowledge. The drawing can be considered a form of representation that expresses graphically imitations of real and experiences interiorized by the child through images, symbols and life experiences, ludic or not, throughout their school life. The study focuses on the contribution of these records to the process of teaching and learning for pupils from 4 to 5 years old in a school of the Rede Municipal of Araucaria. The pupils performed different tasks throughout the year of school activities and their written production, in the form of drawings,it makes possible the study of the meanings of these records , allowing them to associate demonstrations of learning in different areas of knowledge.pt_BR
dc.format.extent115 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleUm estudo sobre desenhos infantis produzidos em situação escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples