Sentidos sobre escola, diversidade, aprendizagem e preconceito : olhares a partir da fala do jovem gay/negro
Resumo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo buscar sentidos sobre escola, diversidade, aprendizagem e preconceito a partir da perspectiva um ex-aluno de escola pública gay/negro, contextualizando com bibliografias dos estudos de gênero, educação e sociologia. Para tanto, foi utilizado entrevista, pesquisas bibliográficas e analises. Com objetivo de compreender as relações de gênero e preconceito contextualizadas na visão do ex-aluno homossexual e da professora pesquisadora. Os resultados apontam para uma outra visão de escola, onde ações simples como ir ao banheiro ou participar de ingênuas brincadeiras acabam sendo uma grande barreira a ser resolvida no dia escolar do/da jovem negro/gay. A pesquisa também revelou a necessidade do entrevistado de acessar identidades aceitas pela heteronormatividade para poder "sobreviver" no ambiente escolar, sem no entanto, deixar de marcar esse ambientes com pequenos gestos de afirmação de sua identidade gay/negra.