A influência da escola no cyberbullying
Resumo
Resumo : Devido à facilidade de se conectar a internet hoje em dia, a qualquer hora e lugar, os casos de cyberbullying vêm aumentando, algo que é preocupante, pois pode trazer consequências graves para as vítimas. Uma atuação na escola pode ajudar na prevenção, levando em conta a formação de alunos/as cidadãos críticos e com valores morais. O objetivo desse estudo foi Identificar o conhecimento prévio de alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de São Paulo, em relação ao cyberbullying, propondo ações que visaram diminuir os casos na escola, utilizando-a como principal ferramenta na prevenção, sensibilizando os/as alunos/as sobre o que é o cyberbullying e suas consequências civis e criminais. A amostra foi composta por 70 alunos/as, entre 13 e 17 anos. A metodologia consistiu em: Avaliação Pré-intervenção, Intervenção e Avaliação Pós-intervenção. O instrumento de avaliação foi um questionário formulado pela autora. Pode-se concluir que a escola não deve ser a única responsável pela abordagem do tema, mas deve atuar como protagonista no combate ao cyberbullying tanto quanto outras formas de discriminação, pois os/as alunos/as não sabem da sua gravidade e tratam esses assuntos como brincadeira.