Currículo oculto : uma discussão de gênero na escola
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Data
2016Autor
Guerino, Patricia Baptista, 1976-
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Resumo : As instituições de ensino no Brasil estão voltadas majoritariamente para uma visão "mercadológica" do mundo. O importante é preparar-se para o mercado de trabalho, é a frase corrente na retórica de discentes e docentes. Nos bancos escolares não há tempo para se discutir "vidas", discutem-se números. É essa a escola que temos. Práticas e ações contra a diversidade são tratadas corriqueiramente como algo "que sempre ocorreu" no ambiente escolar. Assim, vislumbram-se a importância desse estudo que se propõem em analisar as questões como: do gênero e sexualidade na escola. Enfatizando um estudo de caso e utilizando-se principalmente da pesquisa qualitativa, por meio de um "survey" realizado com uma comunidade escolar para realizar análises de discursos dos principais agentes envolvidos: profissionais da educação e discentes. Os resultados da pesquisa evidenciam que os processos de socialização e formação aos quais estão intrinsicamente ligados nessas relações: a escola, discentes, docentes, famílias e os currículos escolares, há um verdadeiro abismo entre a construção democrática de um currículo voltado para as necessidades concretas as quais as escolas estão inseridas. O cenário escolar apresenta um panorama desafiador ao se evidenciar que as práticas docentes contemporâneas se direcionam baseadas em um currículo escolar sexista. Políticas públicas voltadas para essa problemática se fazem imprescindíveis.