Trajetórias escolar de alunos negros do ensino médio
Resumo
Resumo : Neste artigo descrevemos e analisamos as trajetórias escolares e as práticas educativas familiares de uma amostra dos estudantes negros do terceiro ano do ensino médio, de uma escola publica da cidade de Viçosa, Minas Gerais. As questões que nortearão a pesquisa são as seguintes: como os jovens negros, construíram suas carreiras escolares? Quais as práticas familiares e as disposições desses sujeitos que tornaram possíveis seus destinos escolares? Qual o peso e as inter-relações da mobilização escolar familiar e da mobilização dos próprios sujeitos na construção desses percursos escolares? A hipótese central é que essas trajetórias escolares se constituíram a partir de mobilização escolar dos universitários e da mobilização escolar de suas famílias, essa última de tipo específico no que se refere à regularidade e ao modo de intervenção dos pais ao longo das trajetórias escolares dos filhos. Os dados desta pesquisa foram coletados em entrevistas semidiretivas e os mesmos serão analisados privilegiando a singularidade de cada um dos percursos escolares, reconstituindo-se cada uma das trajetórias escolares.