Vivências de mulheres trabalhadoras da educação : mudanças ou persistências
Resumo
Resumo : O presente artigo visa analisar a vivência das educadoras sobre as mudanças ou persistências no que diz respeito ao cotidiano da divisão entre família e trabalho. Apresenta-se um levantamento histórico por meio de autores e autoras referente às lutas pela igualdade de gênero e as conquistas ao longo dos últimos anos. A metodologia é de cunho qualitativo, por meio de entrevistas com oito educadoras na faixa etária entre 20 a 50 anos, do Colégio Estadual do Campo Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira com a oferta de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com 552 alunos na cidade de Lapa. Os relatos evidenciaram que as educadoras possuem visões diferenciadas em relação á vivência do gênero por se tratar de gerações específicas. Os dados da pesquisa de campo são confrontados com aportes teóricos e com políticas públicas de gênero e que vêm sendo implantadas recentemente. Os resultados demonstram que as educadoras usufruem de certas conquistas. No entanto, reconhecem que são responsáveis por cumprir obrigações do trabalho, da maternidade e das atividades domésticas. Diante deste cenário, evidencia-se a persistência da desigualdade de gênero.