O diálogo como estratégia de enfrentamento do bullying
Resumo
Resumo : O bullying é um fenômeno caracterizado por atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem em relações desiguais de poder. Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre o fenômeno e analisa algumas estratégias utilizadas para combatê-lo em um contexto escolar. A metodologia foi baseada na revisão bibliográfica e na aplicação de um questionário quantitativo e qualitativo. O instrumento de pesquisa foi elaborado pelos/as autores/as e respondido por quinze professoras de nível fundamental de uma escola na cidade de Blumenau (SC). A aplicação do questionário possibilitou conhecer as estratégias utilizadas pelas respondentes e a efetividade dessas ações, observada por elas mesmas. A partir das informações obtidas, foram propostos diálogos sistematizados com alunos/as e familiares como forma para a conscientização e enfrentamento do bullying, conforme prevê o Programa de Combate à Violência Sistemática (Bullying) através da Lei Nº 13.185 de 06 de novembro de 2015