Relações étnico-raciais na educação infantil e a importância da implementação da Lei n° 10.639/03 para a construção da autoimagem da criança negra
Resumo
Resumo : Neste trabalho procurei abordar um tema atual, que é a necessidade do cumprimento da lei 10.639/03 na Educação Brasileira. Busquei verificar ações implementadas pelos professores da Educação Básica, para que as crianças conheçam diferentes etnias e, desde cedo, aprendam a lidar com as diferenças étnicas para compreenderem a cultura afro-brasileira desde a Educação Infantil. Esta pesquisa buscou investigar as relações étnico-raciais entre crianças da Educação Infantil no município de Penha –SC, levando em conta os conceitos prévios que a maioria tem e aprende a respeito dos negros através das mídias, e qual imagem as próprias crianças negras fazem de si quando se deparam com personagens negros na condição de submissos ou estereotipados. Fato que, muitas vezes é de maneira imperceptível, assim levando-as negar sua condição de afrodescendentes.