Tecendo uma investigação nas estratégias metodológicas de ensino sobre sexualidade e identidade de gênero : uma abordagem reflexiva sobre a atuação do professor em sala de aula
Resumo
Resumo : O presente artigo tem por objetivo desvelar questões relacionadas ao trabalho do professor em relação à sexualidade e identidade de gênero no âmbito escolar. A pesquisa também discorre sobre o papel do professor, verificando em que medida esses profissionais tem se preparado para contribuir com as novas demandas relacionadas à sexualidade e identidade de gênero de seus alunos. O trabalho irá enfatizar a formação do professor e verificar se sua metodologia oferece qualidade de ensino no enfrentamento a diferentes situações estabelecidas em sala de aula. Como esses profissionais trabalham as dificuldades e preconceitos que muitos alunos sofrem pelos demais colegas? O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica na qual foram analisadas publicações científicas sobre sexualidade, formação docente e preconceito. Para coleta de dados foram realizadas pesquisas de campo com professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes Municipais e Estaduais do Município de Mandaguaçu e do Município de Ourizona, no Estado do Paraná