Modelo de avaliação de desempenho das empresas terceirizadas : um estudo de caso de uma empresa do setor de montagem e manutenção industrial de Curitiba-PR
Resumo
Resumo : No âmbito de compras das empresas, com os clientes cada vez mais exigentes, é visível a necessidade da organização conter um modelo de avaliação de desempenho de fornecedores prestadores de serviços conforme padrões e norma da qualidade ISO 9001. Obtendo em sua cadeia de fornecimento uma carteira de fornecedores de serviços qualificados dentro dos critérios previamente estabelecidos pelos gestores da área de suprimentos é possível minimizar os riscos que comprometem a qualidade dos serviços prestados. Consequentemente, isto agrega mais valor à cadeia de suprimentos e o resultado para a inteira satisfação dos clientes, o que traz vantagem competitiva para empresa. Este artigo tem o objetivo de propor um modelo de avaliação e validação dos processos e desempenho das empresas terceirizadas para uma empresa localizada em Curitiba-PR do ramo de serviços de montagem e manutenção industrial, bem como a manutenção periódica destes fornecedores de forma garantir e monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos mesmos. A metodologia aplicada para o desenvolvimento desta pesquisa se caracteriza em pesquisa-ação, com objetivo de solucionar problemas identificados na área de suprimentos no processo de avaliação de desempenho dos fornecedores prestadores de serviços. Este artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e documentos do processo de avaliação de fornecedores ativos. Com relação aos resultados alcançados, obteve-se melhorias no processo e no procedimento de avaliação de fornecedores terceiros, bem como a manutenção e monitoramento das empresas terceirizadas qualificadas, gerando assim maior credibilidade no formato de avalição de empresas terceirizadas proposto ao setor de compras da organização.