Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSanchez, Glaucia Vargaspt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Tatiane Valéria Rogério dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T12:47:02Z
dc.date.available2019-12-03T12:47:02Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51308
dc.descriptionOrientadora : Tatiane Valéria R. de Carvalhopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia tem o intuito de analisar o Livro Didático de Língua Inglesa Alive! (2012), adotado pela escola municipal Julia Amaral di Lenna para o trabalho com a língua inglesa do sexto ao nono ano, a fim de verificar como a questão étnico-racial é, ou deveria ser, abordada/trabalhada no material. Para isso, apresenta-se alguns trechos de documentos referenciais da educação (PCNs, Diretrizes e Lei n. 10.369/2003) que tratam, direta ou indiretamente, sobre as questões étnico-raciais, visto que a coleção didática selecionada baseia-se nesses referenciais; e conceitua-se letramento crítico e visual, visto que estes compõem a base teórica para análise. A partir da análise foi possível verificar a adequação da abordagem da questão étnico-racial no Livro Didático, que na maioria das vezes não a problematiza.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper aims to analyze the English textbook collection Alive! (2012) used at public elementary school Julia Amaral di Lenna for teaching the English language to students from sixth to ninth grade, in order to check how the ethnical-racial subject is or was supposed to be approached in it. For that, it is presented some excerpts from legal documents for Education which address directly or indirectly the ethnical-racial subjects, considering that the analyzed collection is based on these documents; and the concepts of critical and visual literacy are defined, once these are the theoretical background for this analysis. From this analysis, it was possible to see the matters related to adequacy in the ethnical-racial approach of the textbook, which most of the time does not problematize it.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleImplementação da Lei n. 10.639/2003 nos livros didáticos de língua inglesa : realidade ou ilusão?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples