Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAngelin, Simone Ferreira Navespt_BR
dc.contributor.otherMacedo, Edmar Almeida de, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-19T19:17:27Z
dc.date.available2021-04-19T19:17:27Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51165
dc.descriptionOrientadora : Prof. Me. Edmar Almeida de Macedopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como objetivo geral a proposta de implementação de um curso de capacitação profissional a distância, de 180 horas, em auxiliar de biblioteca, para os servidores da Universidade Federal do Paraná. A finalidade maior na propositura deste curso é qualificar o maior número possível de servidores que atuam nas dependências das bibliotecas do SIBI/UFPR, para que possam, dessa forma, prestar um serviço de altíssima qualidade para todos àqueles que fazem parte da comunidade acadêmica da UFPR. O curso terá como público alvo, inicialmente, os servidores lotados nas bibliotecas do SIBI/UFPR que realizam funções de auxiliar de biblioteca. É de extrema importância a capacitação destes servidores que estão diretamente envolvidos na prestação de serviços em bibliotecas. Não preenchendo a totalidade de vagas ofertadas para esse público em específico, serão abertas vagas aos demais servidores da UFPR que tenham interesse no assunto. Para a realização do curso propõe-se a utilização do Moodle como ferramenta de tecnologia para o desenvolvimento dos módulos e atividades solicitadas no decorrer do curso. Além do Moodle, outras ferramentas tecnológicas importantes para a implementação e execução de um curso de capacitação a distância poderão ser utilizadas, tais como as wikis, blogs e fóruns, etc., bem como a videoconferência em substituição, se necessário, ao encontro presencial. A implementação do curso exigirá professores/tutores capacitados na área de biblioteconomia e documentação, para o desenvolvimento e o acompanhamento das atividades solicitadas por cada módulo. O SIBI/UFPR conta com um quadro de bibliotecários que poderão colaborar na fomentação do curso de capacitação em auxiliar de biblioteca em EaD. Estes também terão o papel de produzir os conteúdos que serão ministrados em cada módulo. Pretende-se com este curso uma maior harmonia entre os servidores, os serviços prestados e a comunidade universitária, sendo esta última que justifica a existência da biblioteca. Com uma equipe altamente capacitada e com a compreensão total da sua realidade, os servidores estarão fazendo com que a biblioteca cumpra seu papel, fornecendo o respaldo necessário ao tripé ensino, pesquisa e extensão; essência de toda universidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study aimed to the proposed implementation of a course of vocational training distance, 180 hours in auxiliary library for servers of the Federal University of Paraná. The larger purpose in bringing this course is to qualify the maximum number of servers that operate on the premises of libraries SIBI / UFPR so that they can thus provide high quality service for all those who are part of the academic community UFPR . The course will target initially the crowded servers in libraries SIBI / UFPR who perform helper functions library. It is extremely important to train these servers that are directly involved in the provision of library services. Not filling all the vacancies offered for this audience in particular, will be open to other places UFPR servers that have an interest in the subject. To conduct the course proposes to use Moodle as a tool of technology to the development of modules and activities assigned during the course. Besides Moodle, other important technological tools for the implementation and execution of a training course distance may be used, such as wikis, blogs and forums, etc., And videoconferencing to replace, if necessary, to meet in person. The implementation of the course will require teachers / tutors trained in the field of librarianship and documentation, development and monitoring of the activities required by each module. The SIBI / UFPR has a staff of librarians who can collaborate in fostering the training course to assist library in distance education. They also have a role in producing the contents that are taught in each module. The intention of this course to greater harmony between servers, services and the university community, the latter justifies the existence of the library. With a team of highly qualified and with full understanding of their reality, the servers are causing the library to fulfill its role by providing the necessary support to the tripod teaching, research and extension; essence of the entire university.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (41 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAuxiliares de bibliotecaspt_BR
dc.subjectCursos de capacitaçãopt_BR
dc.titleCurso de Capacitação em Auxiliar de Biblioteca em EaDpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples