Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Patricia Massarutept_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherBoneti, Marcia Regina Nogochale, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T19:42:50Z
dc.date.available2021-05-14T19:42:50Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51142
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Glaucia da Silva Brito.pt_BR
dc.descriptionCoorientadora : Profª . Especialista Marcia Regina Nogochale Bonetipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo propor a otimização do uso dos recursos audiovisuais (filmes) em aula de espanhol como língua estrangeira para cursos de Letras na modalidade a distância. Inicialmente, são apresentadas algumas características da Educação a Distância, perpassando pelos acontecimentos mais importantes da sua história. Em seguida, é realizada uma explanação sobre a estrutura e metodologia de um curso de letras - espanhol a distância, onde pontos relevantes para a pesquisa são levantados e sugerem uma modificação através do aprofundamento do uso do cinema. Na sequência, é mostrado o papel das Tecnologias de Informação e de Comunicação na modalidade da Educação a Distância, o que nos leva a uma reflexão sobre a tomada do cinema como recurso pedagógico e suas vantagens são demonstradas, dentro desta modalidade. À continuação é apresentada a proposta de atividades baseadas na exibição guiada do filme mexicano Voces Inocentes (2004), de Luis Mandoki. As atividades são formadas por exercícios gramaticais, intertextuais, de interpretação audiovisual e textual e produção escrita. Este trabalho ainda mostra a análise dos dados coletados após a aplicação das atividades em uma turma de Letras - Espanhol, em uma disciplina de língua estrangeira a distância. Por fim, são expostas as considerações finais obtidas a partir desta pesquisa, que apontam a proposta como positiva para o ensino-aprendizagem de espanhol para estrangeiros no contexto proposto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aims to propose the optimization of the use of audiovisual resources (movies) in the class of Spanish as a foreign language for Letters Undergraduate Course in the distance. Initially, presents some characteristics of Distance Education, passing by the most important events in its history. Next, an explanation is made on the structure and methodology of a course of Letters Undergraduate - Spanish distance, where relevant points are raised for research and suggest a modification through the use of film. Following is shown the role of Information Technology and Communication in the form of distance education, which leads us to reflect on the use of the film as a teaching resource and its advantages are demonstrated within this modality. In continuation is presented the proposed activities based on the view guided the Mexican film Voces Inocentes (2004), Luis Mandoki. The activities are formed by grammar exercises, intertextual, audiovisual and textual interpretation and writing. This work also shows the analysis of the data collected after the implementation of activities in a class of Letters Undergraduate Course in a foreign language course from a distance. Finally, the concluding remarks obtained from this research are exposed and indicate that the proposal is positive for the teaching and learning of Spanish to foreigners in the context proposed.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (42 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectLingua espanholapt_BR
dc.titleUma proposta de utilização do filme Voces Inocentes para o ensino-aprendizagem de língua espanhola em cursos de Letras - Espanhol a distânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples