Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora
Resumo
Resumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes na realidade educacional brasileira, pois as aulas de filosofia a retornam a grade curricular em tempos desafiadores. O estudo da filosofia será o tema gerador de todo este artigo e a interação do seu ensino. Apresenta-se as diversas estratégias como instrumentos para a educação que são os instrumentos utilizados como interação e forma de ensino aprendizagem de educador e educandos, sendo espaço de debate, em uma técnica de aprendizagem em um mundo globalizado e cada vez mais tecnológico, através dos mais diversos instrumentos ensino e aprendizagem, que vem garantir a aproximação em um processo de cooperação e implantação do ensino de filosofia. Tal condição para a educação nos mais diversos segmentos que visam educar, planejar, sistematizar e organizar para combater de falta de acesso e estimulo vivenciada por educandos e educadores nas situações de negação de direito a educação de qualidade, sendo transmitido os conhecimentos na realidade brasileira para uma educação utilitarista É através de tais metodologia que professores e alunos realizam suas práticas de ensino e aprendizagem. O educando precisa ser comprometido com os seus processos de ensino e o educador deve buscar promover e estimar o ensino dos sujeitos que se dispões a estudar filosofia como instrumento de autonomia para os sujeitos críticos de uma sociedade que reflete.