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dc.contributor.authorStelmachtchuk, Rosangela Stafipt_BR
dc.contributor.otherCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T18:25:00Z
dc.date.available2020-01-24T18:25:00Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50905
dc.descriptionOrientadora : Angela Scalabrin Coutinhopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objeto de estudo o trabalho das pedagogas em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba), focando essencialmente na função de organizar junto aos demais funcionários a formação pedagógica continuada. Pensando que, estes locais atendem gratuitamente parte da população, buscar-se-á compreender a questão da formação dos educadores inserida no contexto da sociedade capitalista, sociedade esta, marcada pelas contradições de classes. O tema de pedagogos formadores dos educadores e professores da educação infantil ganha importância no meio acadêmico, visto que recentemente essa etapa educacional passou a integrar a Educação Básica. Os profissionais que atuam na educação infantil necessitam de formação, a qual tem sido delimitada pelos interesses da sociedade em que se inserem, ou seja, a formação tem sido demarcada por um mínimo necessário às necessidades da sociedade capitalista. Em consequência, o atendimento às crianças, filhas de trabalhadores, tem tido em sua maioria, um caráter assistencialista, pautado no cuidado. A metodologia utilizada foi a qualitativa baseada no materialismo dialético, com utilização de entrevistas com profissionais que atuam como pedagogas, uma em um CMEI e outra em um núcleo regional. Por meio das entrevistas foi possível identificar a complexidade que envolve a função das pedagogas, incluindo a formação continuada, o acompanhamento do trabalho pedagógico cotidiano na creche, bem como a mediação entre os profissionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work has as its object of study the work of pedagogues in CMEIs (Municipal Early Learning Centers of Curitiba) , focusing primarily on the role of organizing together with other officials continued teacher training . Thinking that these sites serve free part of the population - will seek to understand the issue of teacher training into the context of capitalist society, this society, marked by the contradictions of class. The theme of trainers teachers educators and teachers of early childhood education gains importance in academia, since this educational stage recently joined the Basic Education. The professionals who work in early childhood education need training, which has been defined by the interests of society to which they belong, the formation has been marked by a minimum required needs of capitalist society . Consequently, care for children, daughters of workers has had a paternalistic character, based mostly in care. The methodology was qualitative based on dialectical materialism, using interviews with professionals who work as education majors, one in a CMEI and another in a regional center. Through the interviews it was possible to identify the complexity involved in the function of pedagogues, including continuing education, monitoring the daily pedagogical work in the nursery, as well as mediation between professionals.pt_BR
dc.format.extent45 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleO pedagogo na educação infantil : um estudo sobre a função desse profissional na organização do trabalho pedagógico nos CMEIs do município de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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