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dc.contributor.authorBruno, Dhaiene de Jesus dos Reispt_BR
dc.contributor.otherGouveia, Andréa Barbosa, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.date.accessioned2020-01-27T17:28:01Z
dc.date.available2020-01-27T17:28:01Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50817
dc.descriptionOrientadora : Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Considerando a legislação brasileira mais recente que estabelece a obrigatoriedade do acesso ao Sistema Educacional a partir dos 4 anos e a crescente demanda por vagas nas Instituições de Educação Infantil, este trabalho procurou investigar em que medida a expansão da oferta da Educação Infantil tem feito parte do planejamento e dos investimentos realizados pelo município de Curitiba. O objetivo do estudo foi analisar o espaço ocupado pela Educação Infantil no planejamento da administração pública e nos gastos do município de Curitiba e em que medida a obrigatoriedade da frequência das crianças de 4 e 5 anos impactou na oferta o nos investimentos na Educação Infantil. Para isso, foram analisados os Planos Plurianuais 2006-2009, 20102013 e 2014-2017 e os balanços orçamentários dos anos de 2006 a 2012. A partir da análise dos documentos oficiais e dos dados do censo escolar, foi possível verificar que A Educação Infantil ocupou um espaço importante no planejamento municipal dos últimos anos, porém o município não conseguiu colocar em prática grande parte do que havia proposto para ampliar o atendimento desta faixa etária. Considerando os dados demográficos do Censo de 2010 e os dados educacionais do Censo escolar do mesmo ano, podemos constatar que o deficit de vagas desta faixa etária era de 19.803 naquele período. Tendo como referência a média de gasto per capta com Educação Infantil em Curitiba, esse deficit representa quase 110,9 milhões de reais que deveriam ter sido investidos em Educação Infantil nos anos anteriores para que este atendimento pudesse ser feito.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleA oferta da educação infantil em Curitiba : um estudo sobre planejamento e financiamento das políticas municipais voltadas a educação da primeira infânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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