dc.contributor.advisor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Daniella do Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T12:50:00Z | |
dc.date.available | 2019-11-12T12:50:00Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50810 | |
dc.description | Orientador : Celso de Moraes Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como principais fontes de estudo textos de Immanuel Kant referentes à sua filosofia prática, a saber, « À paz perpétua » , « Fundamentação da metafísica dos costumes » , « Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita » , « Resposta à pergunta: Que é Esclarecimento (Aufklärung)? » e « Sobre a pedagogia » – escritos que suscitam reflexões e contribuem para a compreensão do ideal de moralidade explorado pelo referido autor. Buscou-se avançar nos conhecimentos dos conceitos apresentados por Kant, com o intento de identificar neles as conceituações acerca da educação das crianças e da possibilidade de esclarecimento para a humanidade. Através de revisão de literatura, análise de conteúdos e interpretação textual, constam algumas reflexões sobre a possibilidade da utilização da filosofia de Kant para o aprimoramento da educação em tempos hodiernos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Résumé: Ce travail a comme principales sources d’études , des textes d’Immanuel Kant qui se réfèrent à sa philosophie pratique, à savoir : « Vers la paix perpétuelle » ; « Fondation de la Métaphysique des moeurs » ; « L’idée d’une histoire universelle d’un point de vue cosmopolite » ; « Réponse à la question : « Qu’est-ce que c’est les Lumières ( Aufklärung)? » ; et « Sur la pédagogie ». Les écrits qui suscitent des réflexions et contribuent pour la compréhension de l’idéal de moralité exploré par l’auteur cité . On a cherché avancé nos connaissances des concepts présentés par Kant, avec l’intention d’identifier les égards à propos de l’éducation des enfants et de la possibilité d’éclaircissement pour l’humanité. À travers la révision de litterature, l’analyse de contenus et l’interprétation textuelle , il consiste certaines réflexions sur la possibilité d’utilisation de la philosophie de Kant pour le perfectionnement de l’éducation dans des temps actuels. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre educação a partir da filosofia prática de Immanuel Kant : o sentido da educação, suas dificuldades e possibilidades em função do esclarecimento | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |