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dc.contributor.advisorOkimoto, Paulo Cesarpt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Alexandre Jorge da Silveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Soldagempt_BR
dc.date.accessioned2020-09-04T12:12:19Z
dc.date.available2020-09-04T12:12:19Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50793
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Okimotopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Soldagem.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 31-32.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem por objetivo efetuar uma revisão bibliográfica sobre alguns dos principais mecanismos de danos que ocorrem em fabricação e em operação de equipamentos de processo de refino em unidades que trabalham em temperatura na ordem de 430ºC, pressões entre 100-240kgf/cm2, na presença de H2 e H2S. Os aços utilizados, normalmente, para fabricação destes equipamentos são os aços baixa liga, do tipo Cr-Mo e Cr-Mo-V, sendo que os mais empregados são os 2,25%Cr-1%Mo ou 2,25%Cr-1%Mo-0,25%V, revestidos internamente através de soldagem, overlay, por uma ou mais camadas de aço inoxidável austenítico. Os principais mecanismos de danos a serem abordados e que consideramos de extrema importância para o desempenho deste equipamentos em operação são os seguintes: fragilização pelo hidrogênio, trincas de reaquecimento, Disbonding, dentre outros.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study aims to perform a literature review on some major damage mechanisms that occur in manufacturing and operation of equipment in the refining process units working in temperatures of around 430 º C, pressures between 100-240kgf/cm2 in the presence H2 and H2S. The steels used usually for the manufacture of these devices are low alloy steels of the type Cr-Mo and Cr-Mo-V, and the most used are 2.25% Cr-1% Mo and 2.25% Cr -1.0% Mo - 0.25% W, coated internally by welding, overlay, one or more layers of austenitic stainless steel. The main damage mechanisms to be addressed and that we consider extremely important for the performance of this equipment in operation are: hydrogen embrittlement, Disbonding, among others.pt_BR
dc.format.extent32 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAço inoxidavel austenitico - Soldagempt_BR
dc.subjectSoldagempt_BR
dc.subjectTrincamentopt_BR
dc.titleRevisão bibliográfica sobre principais problemas na fabricação e em operação de equipamentos em aços baixa liga que operam em altas temperaturas e altas pressões parciais de hidrogêniopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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