dc.description.abstract | A presente monografia tem como tema central a Biodanza e sua relação com a afetividade e a transformação social. O objetivo geral deste trabalho é possibilitar uma reflexão sobre o potencial do Sistema Biodanza como instrumento de transformação social, a partir da contribuição fundamental para o desenvolvimento do potencial afetivo do ser humano. Apresenta como um dos objetivos específicos refletir sobre a influência do desenvolvimento do potencial afetivo, promovido pela Biodanza, nas relações interpessoais. Biodanza é um sistema de desenvolvimento de potencialidades humanas que se utiliza da música deflagradora de emoção, do movimento integrado pleno de sentido, da vivência, que é o estar inteiramente no momento presente, no aqui-agora da existência e do grupo como ambiente acolhedor, facilitador e de permissão para que a identidade do ser humano possa integrar-se, fortalecer-se e expressar-se. Biodanza propõe-se a desenvolver os potenciais humanos, através das linhas de vivência da vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. Todas estas linhas são importantes e representam uma totalidade para a integração da identidade. No presente trabalho será dada ênfase à linha da Afetividade como base de sustentação para todas as demais, dada sua importância como elemento estruturador da identidade e integrador da inteligência. Inteligência sem afetividade pode levar à barbárie, a atos de violência e completa desumanidade. O Princípio Biocêntrico, fundamento principal do Sistema Biodanza, também será abordado, assim como seu desdobramento na Educação como um dos campos prioritários para que a transformação social aconteça. A Educação Biocêntrica surge, assim, como uma proposta pedagógica centrada na valorização da vida em todas as suas formas de manifestação. Além da revisão bibliográfica sobre o tema central, esta monografia traz um relato da minha experiência com a Biodanza, enfocando o que este sistema trouxe de influência positiva para a minha vida. | pt_BR |