Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCappello, Maria Adriana Camargo, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Edirpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-08T19:07:29Z
dc.date.available2021-02-08T19:07:29Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50724
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Maria Adriana Camargo Cappellopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não generalizadamente existente em nossa sociedade. Esse crescimento reflete-se, inclusive, numa certa popularização deste saber, considerado anteriormente, restrito a grupos eruditos ou um saber acessível apenas a uma elite de indivíduos privilegiados, indivíduos que podiam disponibilizar seu tempo a se dedicarem ao estudo e pesquisa de um tipo de conhecimento prioritariamente abstrato em si mesmo, sem a pretensão de um saber voltado a ações produtivas ou que se traduza num retorno econômico e financeiro planejado a curto, médio ou longo prazo, pré-requisitos fundamentais de uma sociedade capitalista, como a nossa. Este trabalho pretende desenvolver uma reflexão sobre as condições práticas nas quais a forma de apresentação da filosofia se dá, efetivamente, junto a esse novo público, ou seja, a didática do ensino de filosofia no contexto de uma educação democrática, onde a filosofia está aberta a todos que frequentem, em qualquer lugar deste Estado, uma escola pública.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleO desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples