A motivação dos professores da Escola Municipal Tia Apolônia Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial da cidade de Rio Negro-PR
Resumo
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade verificar como está a motivação e os fatores que influenciam a motivação dos professores da rede pública da Escola Municipal Tia Apolônia - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial, da cidade de Rio Negro-PR. Foram abordados conceitos e opiniões dos autores sobre assuntos relacionados à administração, as teorias comportamentais e algumas teorias contemporâneas, administração pública, organização e cultura, satisfação e motivação, informações obtidas através de pesquisa bibliográfica em livros, obras e internet para embasar as observações e análises realizadas através das respostas alcançadas pelo questionário.
A metodologia do trabalho foi desenvolvida através de levantamento bibliográfico, o método de pesquisa escolhido foi exploratório-descritivo, pesquisa qualitativa, após foi realizada a análise dos dados coletados, a divulgação dos
resultados e considerações finais. O método para coleta de dados foi a aplicação de um questionário para a população constituída dos dezesseis professores da referida escola, que foi realizado através de questionário aplicado durante visita à escola ocorrida no mês de Outubro de 2013. Os resultados obtidos apontaram que praticamente a maioria das respostas se apresentaram favoráveis em relação ao tema motivação humana no trabalho, que os professores demonstraram grande envolvimento e dedicação para a educação especial e seus alunos. Ainda, os resultados revelaram que a motivação está relacionada à aspectos ligados na atuação profissional e relacionados com as características da fase em que se encontram os professores, como a idade, onde a maioria está na idade madura e a experiência é um fator importante, que a maioria está no magistério de dezesseis a trinta anos e que trabalham nesta escola de seis a trinta anos, fator importante quanto a experiência, relacionamento, conhecimento, colaboração e trabalho em equipe.
Collections
- Gestão pública [368]