dc.contributor.advisor | Cruz, Cassius Marcelus, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Tatiane Rodrigues dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T22:33:33Z | |
dc.date.available | 2022-06-28T22:33:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50554 | |
dc.description | Orientador: Cassius Cruz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa contribuir para o debate da inserção e efetivação da Educação Ambiental (EA) nos currículos escolares a partir de análises dos pressupostos do professor/pedagogo Paulo Freire para uma educação crítica, libertadora e emancipatória, e também faz uma análise da proposta pedagógica curricular do município de Pinhais (PR) para a educação infantil quanto à abordagem da Educação Ambiental, identificar como a EA tem sido trabalhada no Centro municipal de Educação Infantil Helena Kolody no município de Pinhais. Durante sua permanência no Chile, Paulo Freire se reencontrou com o materialismo dialético e histórico, aprofundou suas leituras e começou a refletir sobre a educação, e a colocar em prática suas ideias pedagógicas. Freire centrou sua atenção sobre aqueles que ele chamava de "oprimidos" do capitalismo periférico, isto é, sobre aqueles a quem a "palavra havia sido negada". Buscou conhecer vários conceitos sobre a educação, de diferentes autores, para poder dar sustentação a uma teoria da educação que tivesse condições de nutrir uma prática pedagógica libertadora, emancipatória e crítica. Temáticas como sustentabilidade, ecologia, desenvolvimento sustentável, crise ambiental (destruição da camada de ozônio, as causas do efeito estufa, derretimento das calotas polares, desmatamento da floresta amazônica, poluição) afetam de forma mais intensa os grupos oprimidos e fazem parte das discussões formais e não formais sobre EA. A base teórica do trabalho foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e tem como referenciais teóricos metodológicos os pressupostos centrais do pensamento freiriano, e também foi realizada uma intervenção com os educadores/professores atuantes na unidade de ensino, onde constatou-se despreparo dos mesmos para abordarem a EA de forma crítica, libertadora e emancipatória com os educandos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (66 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Pinhais (PR) | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia marxista | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade e meio ambiente | pt_BR |
dc.title | O educador ambiental partindo de presupostos (sic) Freirianos e do materialismo histórico dialético : análise de uma experiência em educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | O educador ambiental partindo de pressupostos Freirianos e do materialismo histórico dialético : análise de uma experiência em educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |