Literatura infantil como fonte geradora de noções geográficas na educação infantil em escola do campo
Resumo
Por meio deste, visamos desenvolver atividades na área da Geografia que levem os alunos da Educação Infantil da Escola Rural Municipal Passo da Ilha, a formularem seus próprios conceitos geográficos de forma descontraída e motivada através da literatura Infantil. O trabalho apresenta um breve relato do histórico da Escola do Campo, procedimentos metodológicos utilizados e por fim, há as conclusões sobre o estudo e uso da Literatura Infantil na Educação Infantil, para desenvolver noções geográficas. Abordamos três planejamentos de ensino, um para cada história utilizada. No planejamento de ensino A, trabalhamos com história infantil "A Cigarra e a Formiga"; no planejamento de ensino B, trabalhamos com a história infantil "Os Três Porquinhos" e no Planejamento de ensino C, trabalhamos com a história infantil "O Rato da Cidade e o Rato do Campo". Na elaboração dos planejamentos usamos Os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Consideramos que os objetivos foram alcançados, visto que, a alegria, o entusiasmo e a satisfação, estiveram presentes durante a aplicação dos planejamentos de ensino e ao analisarmos os trabalhos realizados pelas crianças, percebemos que as mesmas conseguiram se apropriar de diversas noções geográficas abordadas através das histórias.
Collections
- Educação do campo [600]