Consumo colaborativo : suas formas e sua aceitação entre consumidores brasileiros
Resumo
Resumo: Consumo colaborativo engloba vários tipos de negócios nos quais o modelo de compra-venda de objetos é suplantado pelos modelos baseados em aluguel, troca, compartilhamento e reutilização. Desde a virada do século XXI observa-se uma intensa popularização do conceito de consumo colaborativo, especialmente nas sociedades anglófonas e da Europa Ocidental. O ressurgimento de modelos de negócios e de consumo fundados em princípios de consumo colaborativo foi impulsionado, entre outros, pelos questionamentos sobre a sustentabilidade de modelos de consumo que primavam até então, pelo avanço da presença do ciberespaço e, particularmente, das redes sociais na vida do consumidor e pela desilusão para com as instituições na época da crise financeira. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção do consumidor brasileiro para os diferentes tipos de consumo colaborativo, abordando-o da perspectiva
mercadológica. A presente pesquisa auxiliará na averiguação do nível de aceitação para as formas de consumo colaborativo no mercado brasileiro, e com isso facilitará a avaliação da possível influencia dessa aceitação nas decisões de compra. Por meio de pesquisa bibliográfica seguida pela pesquisa quantitativa de campo, verificou-se uma ligeira inclinação positiva dos indivíduos pesquisados às formas de consumo colaborativo em oposição às formas tradicionais. Entretanto, a
tendência a aderir aos modelos que facilitam o descarte de seus pertences usados e o acesso à propriedade de outrem mostrou-se consideravelmente maior do que a disposição à troca ou ao compartilhamento de seus bens. Com base nos dados obtidos é possível inferir um alto nível de apego à propriedade e de rejeição de bens usados entre os consumidores brasileiros.
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- MBA em marketing [295]