Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonin, Fabiana Cristinapt_BR
dc.contributor.authorOrtega, Luciana Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T20:06:28Z
dc.date.available2022-07-20T20:06:28Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50367
dc.descriptionOrientadora: Fabiana Cristina Boninpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA educação dos alunos camponeses brasileiros tem sido negligenciada ao longo dos anos, não havendo políticas públicas condizentes com suas necessidades no que tange ao currículo, infraestrutura, tecnologias, entre outros, reafirmando assim o conceito de atraso imputado à figura estigmatizada do trabalhador rural. A valorização e ressignificação do trabalho e da vida no campo fomentados pela Pedagogia de Alternância apresenta-se talvez como único meio de ensino adequado à agricultura familiar, criando vínculos entre o conhecimento teórico e técnico, necessários à vida campesina e urbana, cabendo ao aluno camponês na proposta atual desta modalidade de ensino, fazer suas próprias escolhas conforme suas aptidões. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de realizar uma análise sobre as perspectivas dos alunos camponeses do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, na cidade de Cruzeiro do Oeste- PR quanto aos temas ligados à escola, a família, ao trabalho e a permanência no campo. A pesquisa teve caráter exploratório, utilizando-se questionários abertos a respostas pessoais. Ficou evidente a necessidade de implementação de políticas públicas mais eficazes relacionadas ao povo camponês no sentido de desconstruir os paradigmas e sanar as principais dificuldades utilizando-se de um sistema que já se mostra eficaz em experiências pelo país há anos, a Pedagogia de Alternância.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (17 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPedagogia - Metodologiapt_BR
dc.subjectMigração rural-urbanapt_BR
dc.subjectAgricultura familiar - Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Política públicapt_BR
dc.titlePedagogia de alternância : história, aplicabilidade e importância desta metodologia de ensino para o Brasil e as famílias ruraispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples