Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMessa, Fabio de Carvalho, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Jucelaine Riquinha Gosslerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T20:47:04Z
dc.date.available2022-06-08T20:47:04Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50337
dc.descriptionOrientador: Fabio Messapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente artigo aborda alguns elementos que é preciso considerar na educação do campo, para efetivar um processo de gestão democrática em todas as escolas de educação básica. A transformação social só acontece apartir das mudanças, com a intenção de melhor compreender apresenta- se problematizações do processo de gestão escolar, visando à constituição da democratização na escola do campo. Os objetivos específicos deste trabalho buscarão conceituar a Educação do Campo na perspectiva democrática identificar a gestão democrática como elemento essencial para a transformação social, e identificar ações e instrumentos que confirmam a gestão democrática na escola. A metodologia da pesquisa é dialética com abordagem qualitativa, analisando material bibliográfico, documental, envolvendo, o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak- Ensino Fundamental e Médio Profissional Normal, da comunidade do Centro Novo, Assentamento Marcos Freire e Ireno Alves dos Santos. Município de Rio Bonito do Iguaçu- PR. Na inferência percebe se que a formulação coletiva do projeto político pedagógico até a efetivação das propostas já se considera como espaço de transformação. Entendendo que o conjunto envolvendo direção equipe, pedagógica, professores, funcionários, alunos pais e comunidade podem efetivar as ações para a democracia. Assim trazemos no decorrer do texto o relato de uma experiência de gestão democrática que realmente contribuiu para transformar a realidade da comunidade em geral, entendendo que este é o melhor caminho para a escola publica que busca educação de qualidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (17 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGestão democrática da educaçãopt_BR
dc.subjectGestão democrática - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleGestão democrática na educação do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples