dc.contributor.advisor | Messa, Fabio de Carvalho, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.author | Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T20:47:04Z | |
dc.date.available | 2022-06-08T20:47:04Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50337 | |
dc.description | Orientador: Fabio Messa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda alguns elementos que é preciso considerar na educação do campo, para efetivar um processo de gestão democrática em todas as escolas de educação básica. A transformação social só acontece apartir das mudanças, com a intenção de melhor compreender apresenta- se problematizações do processo de gestão escolar, visando à constituição da democratização na escola do campo. Os objetivos específicos deste trabalho buscarão conceituar a Educação do Campo na perspectiva democrática identificar a gestão democrática como elemento essencial para a transformação social, e identificar ações e instrumentos que confirmam a gestão democrática na escola. A metodologia da pesquisa é dialética com abordagem qualitativa, analisando material bibliográfico, documental, envolvendo, o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak- Ensino Fundamental e Médio Profissional Normal, da comunidade do Centro Novo, Assentamento Marcos Freire e Ireno Alves dos Santos. Município de Rio Bonito do Iguaçu- PR. Na inferência percebe se que a formulação coletiva do projeto político pedagógico até a efetivação das propostas já se considera como espaço de transformação. Entendendo que o conjunto envolvendo direção equipe, pedagógica, professores, funcionários, alunos pais e comunidade podem efetivar as ações para a democracia. Assim trazemos no decorrer do texto o relato de uma experiência de gestão democrática que realmente contribuiu para transformar a realidade da comunidade em geral, entendendo que este é o melhor caminho para a escola publica que busca educação de qualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática da educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |