Plano de marketing para penetração de mercado : case business to business setor ferroviário
Resumo
Resumo : O projeto consiste na elaboração e implementação de plano de marketing para a microempresa MPK Equipamentos Industriais. Se trata de um case business to business no setor ferroviário, com o foco em penetração de mercado. A MPK fabrica equipamentos para sinalização de passagens em nível, com intuito de proteger a vida de condutores, pedestres e maquinistas que trafegam pelo local. Passagem em nível é o cruzamento entre uma via pública, como ruas e rodovias, e uma linha ferroviária em um mesmo plano horizontal e é o principal local de acidentes na ferrovia, sendo uma das causas a falta de sinalização. O mercado ferroviário é extremamente fechado a novos produtos e fornecedores, principalmente a microempresas que muitas vezes se apresentam como aventureiras no setor, além disso todos os concorrentes internacionais e nacionais estão bem posicionados frente aos compradores, ocupando todos as lacunas de fornecimento. A MPK desde de 2014 busca, sem sucesso, penetrar e se tornar fornecedor neste mercado. O presente trabalho irá auxiliar e direcionar a empresa para alcançar esse objetivo. Este trabalho é dinâmico e aplicável, durante as suas etapas irá gerar planos de ações para a MPK. É esperado que até o fim do trabalho a MPK já esteja fornecendo suas soluções para a ferrovia. Por se tratar de um case business to business para um mercado maduro, poucas literaturas são encontradas sobre o assunto, este projeto poderá ser modelo para pequenas e microempresas que enfrentam as mesmas dificuldades.
Collections
- Marketing empresarial [489]