Gestão democrática no espaço escolar : um desafio no processo de reconstrução do projeto político pedagógico
Resumo
A concretização do Projeto Político Pedagógico é de extrema importância para a instituição escolar, uma vez que este deve reger seus passos na busca de um ensino de qualidade, devendo ser considerado um caminho de consolidação da autonomia da escola e deve ser embasado na observação da realidade onde a mesma se insere almejando a melhoria da comunidade escolar. Tal projeto é construído de forma coletiva, envolvendo gestores, professores, funcionários administrativos, alunos e pais para que a escola possa consolidar a sua democratização. Assim, o foco da escola, sua razão de ser, e o sucesso do aluno, é medido pelo domínio dos conteúdos, pela aquisição de habilidades, pela incorporação dos valores no tempo previsto. Nesse processo de ensinar e aprender, vários fatores estão envolvidos: alunos, pais e comunidade. Sendo assim, realizar estudos teóricos, refletir e aprofundar o nosso conhecimento sobre a estrutura da gestão democrática na educação tem grande relevância para o fortalecimento das ações da escola e da gestão participativa. O presente artigo tem por objetivo compreender a contribuição do Projeto Político Pedagógico na construção e viabilização da gestão democrática no espaço escolar.
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