dc.contributor.advisor | Angelin, Paulo Eduardo, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.author | Itoda, Érica Myeko Ohara | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T22:48:23Z | |
dc.date.available | 2021-08-18T22:48:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50242 | |
dc.description | Orientador: Professor Doutor Paulo Eduardo Angelin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente texto se refere ao trabalho de conclusão do curso de Especialização em
Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, e tem a caraterística de ser um projeto de intervenção no Colégio Estadual Humberto de Campos – EFM, em Atalaia-PR, onde atuo como pedagoga. No decorrer do curso observou-se que os objetivos da educação do campo apresentam o mesmo enfoque das demais modalidades educacionais: o aluno que compreenda as relações da sociedade de modo a utilizar seus direitos e deveres. Como o colégio em questão não é do campo, optou-se em discutir com os professores sobre uma prática pedagógica que permita a compreensão (ensino e aprendizagem) não fragmentária dos conteúdos científicos: a interdisciplinaridade. Assim, apresentar-seá de forma sucinta [1] as temáticas que nortearam as discussões (grupos de
estudos) com os profissionais desse colégio; [2] a análise dos dados coletados junto aos professores, no que se refere ao imaginário docente, referente à proposta interdisciplinar e [3] uma sugestão de trabalho interdisciplinar para as turmas do 6º ano do ensino fundamental. A intervenção apresentada é o início de um longo trabalho de aprofundamento, contudo, esse primeiro passo, possibilitou que vários professores, ao observarem suas práticas, afirmassem que atuam de forma interdisciplinar e que com um maior engajamento do coletivo escolar a qualidade da educação pode sim ser melhorada com o uso dessa metodologia. Nesse sentido, a intervenção já apresentou seu êxito ao possibilitar que os profissionais refletissem sobre suas práticas educacionais | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |