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dc.contributor.advisorAngelin, Paulo Eduardo, 1981-pt_BR
dc.contributor.authorItoda, Érica Myeko Oharapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T22:48:23Z
dc.date.available2021-08-18T22:48:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50242
dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Paulo Eduardo Angelinpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente texto se refere ao trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, e tem a caraterística de ser um projeto de intervenção no Colégio Estadual Humberto de Campos – EFM, em Atalaia-PR, onde atuo como pedagoga. No decorrer do curso observou-se que os objetivos da educação do campo apresentam o mesmo enfoque das demais modalidades educacionais: o aluno que compreenda as relações da sociedade de modo a utilizar seus direitos e deveres. Como o colégio em questão não é do campo, optou-se em discutir com os professores sobre uma prática pedagógica que permita a compreensão (ensino e aprendizagem) não fragmentária dos conteúdos científicos: a interdisciplinaridade. Assim, apresentar-seá de forma sucinta [1] as temáticas que nortearam as discussões (grupos de estudos) com os profissionais desse colégio; [2] a análise dos dados coletados junto aos professores, no que se refere ao imaginário docente, referente à proposta interdisciplinar e [3] uma sugestão de trabalho interdisciplinar para as turmas do 6º ano do ensino fundamental. A intervenção apresentada é o início de um longo trabalho de aprofundamento, contudo, esse primeiro passo, possibilitou que vários professores, ao observarem suas práticas, afirmassem que atuam de forma interdisciplinar e que com um maior engajamento do coletivo escolar a qualidade da educação pode sim ser melhorada com o uso dessa metodologia. Nesse sentido, a intervenção já apresentou seu êxito ao possibilitar que os profissionais refletissem sobre suas práticas educacionaispt_BR
dc.format.extent1 arquivo (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleContribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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